Projeto Ockham
Astrologia Astrologia

por Ana Luiza Barbosa de Oliveira mail
em 08/12/02

Introdução

Fórum Enviar artigo

No final do século XIX e início do século XX, a astrologia sofria um grande declínio, porém voltou a florescer durante os anos 70, e atualmente é quase impossível encontrar alguém que não saiba qual é o seu signo ou que nunca tenha lido no jornal o que os astros lhe reservaram para aquele dia. Outros vão mais longe e consultam os astros para tomar decisões do tipo quem contratar para um emprego ou em quais ações investir. Outros prevêm os resultados de eleições presidenciais.

Nos primórdios a Astronomia e a astrologia eram indistinguíveis, o estudo dos astros envolvia também a elaboração de previsões e horóscopos, e muitos astrônomos famosos como Tycho Brahe (1546-1601) e Johannes Kepler (1571-1630) obtinham seu sustento fazendo horóscopos para os governantes.

A base da astrologia é simples: a personalidade e o destino de uma pessoa ou nação são governados pela posição dos astros no momento do nascimento. Existem vários ramos da astrologia: a astrologia horária, que faz uma conexão entre a hora exata e local de nascimento da pessoa com a data, hora e local da consulta astrológica; a astrologia tradicional (pré-1700) que afirma ser possível prever todos os tipos de eventos mundiais a partir das doze casas do horóscopo; a macro-astrologia, que considera apenas as eras zodiacais (Era de Aquário, de Peixes etc) para fazer previsões em escala mundial; a astrologia psicológica, que utiliza não apenas o signo solar, mas também as posições e interações dos nove planetas para compreender a personalidade da pessoa; finalmente, a mais difundida de todas, a astrologia do signo solar, que é encontrada em jornais, revistas e também na internet. Apesar da maioria dos astrólogos atestarem a imprecisão desta última, a astrologia do signo solar não é abandonada e continua a gerar grandes lucros por ser a forma mais popular de astrologia.

As origens da astrologia
Cadastre seu email para receber nosso boletim:
Pipoca com Ciência

Dragão da Garagem