Projeto Ockham

Filosofia da Ciência Filosofia da Ciência (Rubem Alves)
Filosofia de qualquer coisa sempre cheira a textos extremamente complexos, daqueles que depois de ler atentamente um parágrafo inteiro, terminamos sem entender nada do que o autor quer dizer. Isto é exatamente o que este livro NÃO é: dirigido para o público leigo, seja em filosofia ou em ciência, o leitor é levado a refletir, começar a utilizar seu senso crítico e entender o processo através do qual os cientistas fazem Ciência.
Rubem Alves apresenta a Ciência como uma espécie de jogo, cujo objetivo é a busca da verdade, das leis que governam o Universo como um todo. E aos poucos são explicadas as regras deste jogo, ou seja, o método científico.
Os cientistas são apresentados como pescadores; suas teorias, redes para pescar as leis da natureza e os experimentos como interrogatórios para extrair à força respostas do Universo, pois ele não as cede gratuitamente. Apoiado em uma relevante bibliografia, o autor introduz o leitor ao mundo dos filósofos da Ciência de maneira leve e interessante.
Apesar de ser de leitura rápida, este livro desperta o interesse pela área de Filosofia, sendo um ponto de partida como várias sugestões para leituras mais profundas.
Ana Luiza Barbosa de Oliveira

Voltar à lista de Livros
Cadastre seu email para receber nosso boletim:
Pipoca com Ciência

Dragão da Garagem