Projeto Ockham

N° 13 • 10 Out 05

Projeto Ockham atualizado
Você já ouviu falar que durante a lua cheia acontecem mais crimes e ataques de loucura? Que nascem mais bebês durante a lua cheia? Que o cabelo cresce mais devagar se você cortá-lo na lua minguante? Você já se perguntou se haveria alguma verdade nestas histórias?

Para responder a estas perguntas o Projeto Ockham lança um novo artigo, e examina o mito de que "A lua cheia influencia nosso comportamento, o crescimento dos cabelos, etc".

Além disso fim a seção de links do Projeto recebeu uma desempoeirada que não via desde o tempo de sua criação.

Projeto Ockham

Vidente brasileiro x EUA: o julgamento
Em 2004 o vidente brasileiro Jucelino Nóbrega da Luz foi notícia em todo mundo. Jucelino alegava ter revelado através de cartas enviadas a diversas autoridades americanas o esconderijo de Saddam Hussein e exigia, na justiça brasileira, a recompensa de 25 milhões de dólares prometida pelo governo dos EUA.

Em primeira instância a 5ª Vara da Seção Judiciária de Minas Gerais arquivou o processo afirmando que a justiça brasileira não tinha competência para julgar o caso, uma vez que o réu - o governo americano - não residia no país. Mas nesta quinta feira (6/10) o Supremo Tribunal de Justiça decidiu que a justiça brasileira tem sim competência para julgar o caso do vidente e devolveu a batata quente para a justiça mineira. A decisão dos juízes nos dois casos podem ser lidos aqui.

Jucelino afirma que avisou o governo americano de suas premonições através de cartas enviadas ao presidente Bush, ao senado americano, ao diretor do FBI e ao cônsul dos EUA no Brasil, no período entre 13 de setembro de 2001 e 17 de julho de 2003. Suas previsões, no entanto, não se restringem ao esconderijo de Saddam Hussein. Pense em um importante acontecimento na história recente ou em um nome famoso em um obituário e Jucelino afirmará tê-lo previsto: os atentados de 11 de setembro, 11 de março em Madri e o de Londres; a morte do Papa, da princesa Diana, do embaixador brasileiro no Iraque, do Bochecha, do Leandro (do L&L); o tsunami na Ásia e o Katrina nos EUA; a eleição do presidente Lula, o mensalão, o roubo do Banco Central e muito, muito mais. Tudo com uma precisão impressionante: "Eu vi o plano da Al-Qaeda. Estava escrito em árabe. Vi e traduzi. Não falo árabe, mas vi o plano e a tradução. O plano mesmo, o local, como eles iriam fazer. Estava marcado certinho no desenhos que eles fizeram ", diz Jucelino. Para cada previsão, que, segundo o vidente, lhe surgem em sonhos, Jucelino teria enviado uma carta de aviso às vitimas; a maioria registrada, algumas autenticadas em cartório. Em uma das cartas enviada ao presidente americano lê-se:

"Você terá duas guerras para enfrentar nos próximos anos, uma contra o Afeganistão e uma outra contra o Iraque. Mas irei dizer adiantado onde você (V. Sª.) irá encontrar Saddam Hussein, pois ele irá fugir quando as forças americanas vencerem o Iraque.
Ele estará escondido em: 'Ad Dawr', próximo a 'Tikrit' - lá você encontrará um pôster da Arca de Noé, ele estará escondido num buraco com 1,8 m de comprimento e 65 cm de largura, coberto com gravetos e um tapete de borracha num sítio na costa do rio Tigre. Haverá tijolos, lama (barro) e lixo para disfarçar a entrada.
"

É claro que tudo seria mais fácil se Jucelino mostrasse algumas destas cartas antes que os acontecimentos que prevê fossem amplamente divulgados pela mídia. Mas, como de praxe, não é isso o que acontece. Apesar de afirmar que suas previsões são registradas em cartório, pelo que se infere do recurso do Supremo Tribunal de Justiça as evidências apresentadas para o caso são unicamente as cópias das cartas supostamente enviadas e os avisos de recebimento, que evidentemente não atestam os conteúdos das missivas. Há uma exceção no entanto: o site ufológico-nova-era CEPUA traz uma carta de Jucelino registrada em cartório (mas sem que a data do registro esteja visível) endereçada ao governador do Rio de Janeiro. Nela o vidente prevê que um tornado atingirá o estado carioca no dia 19 de outubro de 2007 (embora possa acontecer antes ou depois desta data...) e que entre 2013 e 2016 a erupção de um vulcão nas ilhas Canárias causará ondas de 150 metros que atingirão todo o estado do Rio. Para tornar tudo mais interessante há um imenso "X" sobre um trecho que falta na carta, que diz "censurado", mas sem indicações de por quem ou por que foi feita a censura.

Segundo o jornalista Mario Enzio Bellio, autor de um livro sobre as profecias de Jucelino, o clarividente já enviou mais de 86 mil cartas (!) a pessoas ao redor do mundo avisando-as de sua premonições. Como o envio de uma carta registrada custa cerca de 5 reais isso leva a crer que o paranormal já gastou aproximadamente 400.000,00 reais com os correios. Jucelino alega que tem premonições desde os 9 anos de idade. Bem, como o clarividente aparenta ter um pouco mais de 40 anos pode-se supor que tenha enviado cartas durante os últimos 30 anos, o que exigiria que mantivesse uma média de 7 cartas por dia para atingir a marca. Um feito ainda mais impressionante considerando que suas premonições são redigidas a lápis e depois datilografadas numa velha máquina de escrever. Jucelino diz que dorme à meia noite e acorda às 3 h para transcrever seus sonhos; isso lhe dá mais ou menos 7 visões a cada três horas de sono e certamente fazem de Jucelino o clarividente mais eficiente da história. A alegada precisão de suas premonições nem espantaria tanto quanto a aparente clareza de detalhes, já que além de datas, nomes e locais, elas precisam vir ainda com endereço completo das vítimas. Um verdadeiro prodígio comparado à Nostradamus com suas vagas e rocambolescas quadras...

O Estadão

Evolucionismo x Criacionismo: o julgamento
Para quem quiser acompanhar em detalhes o julgamento que vai decidir se é legal ensinar o criacionismo como se fosse ciência, em escolas públicas americanas (veja o Radar Ockham 12), basta visitar o blog mantido pela ACLU. Além de comentários e links para a cobertura da imprensa, o blog contém transcrições das várias sessões do julgamento.

Devido à gigantesca extensão dos testemunhos, não temos espaço para entrar em detalhes. Mas resumindo a longa história, até o momento depuseram testemunhas pró-evolução - professores das escolas públicas, relatando os procedimentos duvidosos utilizados para inserir o criacionismo no currículo, bem como a pressão sofrida pelos professores contrários à medida, e cientistas, explicando porque o criacionismo não é ciência.

Mas uma tendência parece estar aparecendo: os advogados pró-criacionismo são tão incompetentes quanto os "cientistas" criacionistas. Ao questionar a Dra. Barbara Forrest, uma especialista em criacionismo e autora do livro "Creationism&apss Trojan Horse: The Wedge of Intelligent Design", um destes advogados chegou a ponto de perguntar se ela havia ouvido uma afirmação de que a evolução poderia ser usada para justificar o sexo entre espécies; se ela tinha conhecimento de um editor de uma revista científica sendo retaliado, com a perda das chaves de seu carro, por publicar um artigo pró-criacionismo; se ela acreditava na imortalidade da alma; se ela concordava com a posição da ACLU sobre pornografia infantil e mais uma série interminável de perguntas absolutamente tão sem nexo que o próprio juiz afirmou que essa linha de questionamento não estava ajudando.

Mais uma curiosidade... o advogado apresentou um documento onde um dos defensores do criacionismo afirma que a crença na evolução leva à crença na Cientologia. Talvez acabem chamando Tom Cruise para depor.

ACLU
Mike Argento
Mike Argento

Você é um "Leonardo"?
A nova revista de ciência e cultura Seed e a agência de propaganda JWT anunciaram o resultado de uma pesquisa de opinião a respeito dos hábitos americanos em relação à ciência. Os resultados foram os seguintes:

Três quartos dos americanos têm interesse em ciência e estão mais interessados por ela agora do que há cinco anos atrás;
Os americanos são mais interessados em ciência do que em moda, política e esportes. Somente notícias locais, música e televisão são mais interessantes que ciência para os americanos.
Os americanos confiam mais em cientistas do que em líderes religiosos, políticos ou celebridades.

Os resultados são surpreendentes e um tanto quanto tranquilizadores vindos de um país que, ao mesmo tempo que lidera a pesquisa e o desenvolvimento científico mundial, é palco de conflitos dilacerantes entre ciência e religião. Mas o dado mais interessante apontado pela pesquisa é a existência de um segmento emergente entre os americanos, que a marketeira JWT chama de "Leonardos", aproveitando a figura tão em moda do faz-tudo italiano. Os leonardos são jovens, bem educados, apaixonados por ciência e dispostos a consumir marcas e produtos de empresas identificadas com o progresso científico. Segundo a pesquisa existem mais de 15 milhões de leonardos nos EUA, com um potencial de consumo de 40 bilhões de dólares.

"Estes resultados são impactantes" diz Adam Bly, CEO e fundador do Seed Media Group, que também reúne o ganhador do prêmio Nobel Dr. James Watson. "É espantoso ver que uma larga percentagem da população americana está interessada - e confia - na ciência para obter respostas para alguns dos maiores questionamentos sociais e políticos modernos".

Seed Media Group

Andando sobre a água
Depois de ler sobre os ridículos ataques à evolução, transcritos do julgamento ao lado, que tal ver um fascinante exemplo de como a vida na Terra é capaz de façanhas impressionantes?



Em um link mantido por David Hu, pesquisador do laboratório de dinâmica dos fluidos do MIT, estão disponíveis fotos e vídeos de altíssima qualidade que mostram como alguns insetos são capazes de andar sobre a água, utilizando movimentos mínimos. Baseado nestes insetos, David montou um "andador" mecânico, também capaz de caminhar sobre a água.

Water Striders

Prêmios Ignobel - 2005
E mais uma vez chegou a hora de se divertir com as pesquisas científicas mais curiosas e inusitadas. Na cerimônia de entrega dos prêmios Ignobel de 2005, na universidade de Harvard, 10 pesquisas foram reconhecidas por "primeiro nos fazer rir, e depois nos fazer pensar". Os laureados deste ano incluem:

Medicina: Gregg A. Miller, pela invenção dos "Neuticles", testículos artificiais para cachorros, disponíveis em três tamanhos e três graus de firmeza;

Paz: Claire Rind e Peter Simmons, por monitorar a atividade cerebral de um gafanhoto, enquanto ele assistia partes do filme "Guerra nas Estrelas";

Biologia: uma série de pesquisadores e empresas, por catalogar os odores emitidos por 131 espécies de sapos, em situações de estresse;

Nutrição: Dr. Yoshiro Nakamats, por fotografar e analisar cada refeição que ele consumiu nos últimos 34 anos;

Dinâmica dos fluidos: Victor Benno Meyer-Rochow e Jozsef Gal, por calcular as pressões geradas durante o processo de defecação dos pingüins.

Economia: Gauri Nanda, por inventar um despertador que foge e se esconde ao tocar, assegurando que seu dono realmente saia da cama e portanto acrescentando muitas horas de produtivo trabalho ao seu dia.

Este ano, a cerimônia de entrega teve uma novidade. Tradicionalmente, a cerimônia se encerra com uma competição de lançamento de aviõezinhos de papel, que são varridos por Roy Glauber, um físico de Harvard. Desta vez, Glauber não pôde comparecer, já que recebeu o prêmio Nobel de física esta semana.

Prêmio Ignobel

Rapidinhas
A arte da enganação
Quer entender como os falsos doutores fazem para enganar pacientes com suas terapias de mentirinha? Leia o guia How to Succeed at Quackery (Without Even Trying): Part 1

A arte da enganação II
Seguindo a tradicional tendência dos falsos médiuns de se aproveitar da desgraça alheia, um paranormal russo se ofereceu às famílias das crianças mortas na tragédia da escola de Beslan, afirmando ser capaz de ressucitá-las (!). Não é preciso muito para ver o nível de picaretagem do "médium" em questão, Grigori Grabovoi - basta ver seu site, onde ele diz ser certificado pela ONU, ser capaz de regenerar matéria destruída, ser capaz de curar pessoas à distância e outras baboseiras típicas.

Reuters

A arte da enganação III
E que tal uma mulher que diz que estava em uma das torres gêmeas no atentado de 11 de setembro, morreu, foi ao paraíso, encontrou Deus e Jesus, e retornou à vida com a missão de espalhar a mensagem de Deus? Cobrando 20.000 dólares por isso? (não se sabe se o preço foi estipulado no céu...). Sem comentários.

Skeptico

A arte da enganação IV
A Academia da Luz Estrela do Sul tem o prazer de convidar para o exclusivo "Evento de Cura com Médicos Espíritos" a ser realizado na Austrália, dia 23 de novembro. Basicamente o evento reunirá os espíritos de 27 médicos para curar aqueles que pagaram 75 dólares para estar presentes. Segundo o site do evento, "algumas pessoas serão capazes de ver os espíritos trabalhando, outras poderão sentí-los ou ouví-los, mas todos ficarão curados". Uma promessa e tanto. Os procedimentos cirúrgicos espirituais serão chefiados pelo Dr. Fritz, espírito que, como se sabe, é bastante requisitado no Brasil. Quem já presenciou as curas garante que elas incluem, além da clássica retirada de tumores, o crescimento de dedos amputados, tratamento de cáries e crescimento de ossos. O site alerta no entanto que "talvez o trabalho mais importante feito [pelos médicos-espíritos] é o trabalho nas vibrações finas do corpo de cada pessoa fazendo extamente o que é preciso para aquela pessoa". Diga isso pra quem espera sair de lá com um dedo a mais...

Cadastre seu email para receber nosso boletim:
Pipoca com Ciência

Dragão da Garagem