Projeto Ockham
Grande Muralha A Grande Muralha da China é o único objeto construído pelo homem visível do espaço

por Alexandre Taschetto de Castro mail
em 14/06/02

Terra vista da		Lua Uma variante deste mito diz que a Grande Muralha é o único objeto que pode ser visto da superfície da Lua. Neste caso, ele é totalmente incorreto. Nenhum objeto construído pelo homem é visível da Lua. Na verdade, para um astronauta na superfície da Lua já é difícil distinguir os continentes, como pode ser visto nesta foto tirada da Lua pela tripulação da Apollo 11.



Muralha vista de satélite Se considerarmos a visibilidade do espaço, isto é um tanto vago e primeiro temos que definir de que distância da Terra estamos falando exatamente. A uma órbita baixa, por volta de 300-500 quilômetros (a altitude na qual o ônibus espacial opera), vários objetos podem ser vistos a olho nu. Vários exemplos podem ser encontrados em Earth from Space - Search Earth-Human Interactions. Por outro lado, já a esta altitude é razoavelmente difícil distinguir a Grande Muralha, uma vez que ela foi construída com materiais cuja cor não se destaca facilmente do terreno ao seu redor (veja ao lado). Além do mais, apesar de seu comprimento, a Grande Muralha é bastante estreita (por volta de 5 a 10 metros).

Por outro lado, a Grande Muralha é facilmente visível em imagens de radar, já que suas paredes constituem uma excelente superfície de reflexão para este tipo de onda.

Alguns links:

Discovery Online, Secrets of the Great Wall

A Letter Home from Mir

Voltar à lista de Mitos
Cadastre seu email para receber nosso boletim:
Pipoca com Ciência

Dragão da Garagem